-

Ano E Modelo Do Carro: Quais As Diferenças?

Em diversos anúncios, você já deve ter lido algo como carro ano 2013 / modelo 2014. Quando se fala que um carro é ano 2013 / modelo 2014 quer dizer que

Apenas Uma Carga Na Bateria - O Que Fazer?

A grande maioria daqueles que têm licença para conduzir já tiveram que enfrentar situações como furar um pneu, riscar seu carro em uma parede ou até

Polimento De Faróis - Vale A Pena?

Os faróis dos carros modernos são bem mais frágeis que outros quanto a aparência e desgaste de suas lentes. Não são mais fabricados com vidro, que é bem

Para-brisa Trincado, Troca Ou Recupera?

O para-brisas do carro é sem dúvida uma das partes mais sensíveis e expostas a perigos durante qualquer trajeto. Nas estradas, em que a velocidade

Verificando Nível De Óleo Corretamente

Se seu carro está sempre com o nível de óleo abaixo do mínimo quando você chega a um posto de combustível, saiba que o problema não é no motor e sim no

Economizando Combustível - Dicas Uteis


Então estamos em crise? Sim, e com uma sensação “térmica” de ser uma grande crise. Nestes tempos passamos a ter sempre pensamentos de economia. Nosso banho demora menos, nossas roupas são lavadas uma vez por semana, costumamos trocar todas as lâmpadas de nossa casa por outras mais econômicas. E muitas outras possibilidades de economia são pensadas. Então, por que não voltarmos nossa atenção para o quanto podemos economizar diminuindo o consumo de combustível de nosso carro? Em tempos de crise o que encarece primeiro e atinge a todos é o preço dos combustíveis.

Como Economizar Combustível?

Um motor de carro precisa estar afinado para apresentar uma economia de combustível. Isso significa manter as revisões em dia. Podemos ter vários tipos de revisões, como para férias, ou para chuva , e até mesmo uma revisão de chegada, principalmente quando o carro enfrentou estradas de terra. Mas existem alguns componentes no  motor que são diretamente responsáveis por gastar mais ou menos combustível e portanto sujeitos a uma revisão específica. São eles:

Velas, Cabos De Vela e Filtros

Todos eles devem ser trocados de acordo com o que diz o manual do seu carro. (veja mais detalhes aqui) Um bom profissional também vai saber verificar o estado dessas peças. Por isso é bom saber escolher um bom mecânico para que seu carro sempre vá a uma oficina de confiança. Mas não deixe de ser organizado, anotando a quilometragem de qualquer peça ou serviço que foi feito no seu carro. É através da rodagem que se sabe quando trocar os três itens acima.

A aerodinâmica pode também pode interferir no aumento do consumo do seu carro. Um acessório de fábrica já vem dimensionado para reduzir esta interferência ao máximo. Mas o que dizer daqueles equipamentos que mandamos instalar no teto para levar bagagem? Alguns carregam no alto até suas bicicletas. É obvio que o carro vai ser mais exigido, pois o vento encontrará barreiras que não deveriam impedir sua passagem.

Pneus

Calibrar os pneus de um carro talvez seja o serviço mais fácil para um motorista. Pneus calibrados,  segundo a fábrica, irão ajudar na economia de combustível. Quanto mais baixo o pneu, mais o carro vai gastar combustível por questões óbvias: o atrito e o arrasto serão maiores, exigindo mais do motor. Então, se informe sobre seu pneu e procure um posto com uma boa máquina de calibragem. Aliás, até uma bicicleta com pneus baixos exige mais esforço e energia do ciclista.


FONTE: MAOSAOAUTO

Motor De Partida "Patinando"


Motor de partida patinando É muito comum um dono de automóvel perceber esta situação. Quando se dá partida no carro, parece que algo patinou, ou fez um barulho de “enceradeira”, mas o motor fica inerte. Normalmente isso começa pela manhã, quando o motor está mais pesado pelas horas que ficou parado, ou mesmo em tempo de frio. A tendência é ficar cada vez mais difícil do carro pegar. As “patinadas” do arranque vão aumentando a cada tentativa até que o carro não pega mais. Não é problema na bateria. Tampouco um relé ou fusível estragou. Com certeza o alternador vai estar em boas condições. O grande vilão disso está dentro do motor de partida, e pode ser considerada a última peça dela. Ou seja: para trocá-la vai ser necessário desmontar todo o motor de partida na bancada.

Motor De Partida - Defeitos Comuns


Motor de partida ou “arranque” são os nomes comuns da mesma peça: aquela que faz o motor do seu carro girar para entrar em funcionamento. É considerada uma das maiores invenções automobilísticas de todos os tempos. Isso porque revolucionou o mercado e é basicamente o mesmo conjunto de peças até hoje.

Com a imagem acima podemos entender todos os defeitos que podem acontecer com um motor de partida. Vamos enumerar todos eles e explicar os “sintomas” para o leitor.

Carros Rebaixados: Dicas e Cuidados

Gol azul rebaixado
Foto - Colaboração Everton Cardoso

O primeiro item que pode ser alterado em um carro na maioria dos casos que a pessoa pensa em tunar ou modificar o veículo é o rebaixamento. Carros rebaixados é um dos itens mais solicitados entre todas as formas de modificação. Também é o mais popular, e isso pode gerar alguns problemas. Algumas pessoas se deixam levar no impulso de rebaixar o seu carro e acabam esquecendo de pensar um pouco na segurança e desempenho do carro.

Os Carros rebaixados sempre devem serem feitos com um profissional qualificado e que realmente ofereça todas as garantias necessárias para que a pessoa possa andar com o seu veículo tranquilamente, sem grandes preocupações. Caso contrário, o motorista poderá correr o risco de colocar muito dinheiro na lata de lixo.

Dentre os principais problemas detectados nos carros rebaixados que não foram rebaixados corretamente estão os seguintes:

Desconforto acentuado – O carro está mais perto do chão, e por isso passa mais as irregularidades das pistas e das estradas por onde está andando;

Problemas legais – Qualquer modificação feita no seu carro deve ser comunicada ao Departamento de Trânsito da sua cidade, caso contrário realmente as pessoas poderão correr o risco de encarar sérios problemas por estar dirigindo um carro com suas características principais alteradas;

Seguros – Os carros que são rebaixados acabam enfrentando mais dificuldades na hora de fechar uma apólice de seguros.

Cuidados com a suspensão.

Quanto os carros rebaixados, um dos principais cuidados que o motorista deve ter está diretamente relacionado a suspensão do veículo.

Existem basicamente dois tipos de suspensão. A variável e a fixa. A primeira só pode ser regulamentada se for um item de série genuíno do carro, ou seja, não pode ter sido inserido no veículo depois que ele saiu de fábrica.

Já as fixas são as que geralmente estão presentes em todos os carros e que acabam sofrendo as alterações para que o veículo seja rebaixado. É importante ressaltar que mesmo depois dos procedimentos, os donos dos carros deverão se preocupar com a manutenção constante da suspensão para que o carro não sofra grandes problemas.

Usar O Farol Baixo. E A Bateria?


Com o advento desta nova lei de obrigatoriedade de uso de farol baixo nas estradas, muitos tem nos perguntado sobre o que pode ser prejudicado com quem fica com o farol ligado por muito tempo. 

Evidentemente que tudo que se usa muito dura menos, principalmente em se tratando de peças de veículos. A lâmpada vai durar menos, a tomada dela também, além de outras peças que fazem o farol funcionar. Basta lembrarmos que andamos menos com o carro a noite, o que, de certa maneira, seria uma economia nestes itens citados acima. Alguns motoristas estão até instalando acessórios que já ligam o farol segundos depois da partida. Tudo um para não tomar uma multa… 

Lâmpada Xenon Branca - Lançamento


Acaba de entrar para o mercado automotivo uma nova lâmpada para o seu farol chamada CrystalVision da Philips, agora com o chamado “efeito xenon extra” para soquetes do tipo H4 e H7.

Uma alternativa ideal para os carros que não vêm de fábrica com lâmpadas do tipo Xenon, mas não desiste estilo. É uma excelente opção para os motoristas que querem deixar o carro mais bonito e com uma melhor iluminação a noite, sem qualquer risco de multas ou fazer coisa horrível que é cegar os outros motorista que vem sentido ao contrário.

Faróis De Xenon - 4 Dicas


Os faróis de xenon são um dos mais duráveis e chamativos no mercado atualmente. Mas seu uso exige cuidados maiores do que os faróis habituais, tanto na adaptação e manutenção para os modelos não convencionais (atualmente apenas alguns carros da BMW, Volvo e Audi possuem essas peças de fábrica) como para segurança dos donos e dos outros motoristas.

Se você deseja colocar faróis de xenon no seu carro, veja as dicas abaixo para que seu investimento não se torne prejuízo, já que há várias restrições e cuidados para seu uso. Vamos ao nosso 4 dicas:

Seta Piscando Depressa


Você dá seta para um lado e ela pisca normalmente. Mas quando tenta para o outro lado ela pisca mais depressa. O que é isso? Qual seria a solução?

Podem ser três situações: ou a lâmpada queimou; talvez um mau contato a impede de piscar ou pode ser  falta de aterramento na lâmpada. Mas com certeza, nesses casos, não se trata de fusível queimado, pois se assim fosse todas as lâmpadas não piscariam. Na maioria dos carros existe apenas um fusível para as quatro lampadas ou todo o sistema de seta (exceto o pisca alerta que tem um fusível separado).

Lâmpadas De Farol - Qual A Melhor?


Não vale a pena escolher uma lâmpada de farol pelo menor preço. Fica óbvio que você estaria comprando gato sabendo ser gato com medo do preço da lebre. Eu explico. Muitas pessoas compram lâmpadas, conhecidas como importadas, (mas deveriam ser chamadas apenas de chinesas), sabendo ser um subproduto que evidentemente vai durar pouco. Eis o gato sendo comprado. Ao mesmo tempo pensam na lâmpada cara como uma inimiga vencida, pois apesar de ter uma duração maior, o preço também é bem maior. É nesse momento que o motorista pensa na lebre e escolhe o gato.


A grande diferença do preço fica evidente dentro do farol pelos danos que uma lâmpada, como a da foto abaixo,  pode causar no sistema elétrico do carro em geral. Por que? Comprar “gato por lebre”, que é um dito popular, significa comprar um produto pensando que ele é bom, mas ele é ordinário. Mas nós motoristas e proprietários de automóveis não podemos trocar a lebre por gato tendo consciência do que pode acontecer. Uma lâmpada como esta da foto ao lado pode queimar o espelho do seu farol, derreter plugues e fiações que levam energia ao conjunto ótico , entre outras coisas até mais graves.

Para impressionar o cliente, alguns “chino fabricantes” aumentam a potência da lâmpada afirmando ser como os produtos legalmente fabricados e fiscalizados pelos órgãos competentes, no caso, o INMETRO. Esse aumento de potência é proibido por motivos óbvios, como ofuscar outros motoristas e causar acidente graves.

Tal aumento de potência também gera calor, algo para o qual a parte elétrica do seu carro não foi feita para suportar. Daí vem os riscos que citamos acima, de derretimento de fios e comandos, como o dos faróis comuns e também os de neblina. Resumindo: o uso de produtos como esses pode causar grandes prejuízos financeiros e até ferir outros, além de ser ilegal. Mas, para os mais audaciosos,  já encontramos outros tipos de iluminação para o seu possante que podem trazer benefícios

Então quais são as marcas adequadas de lâmpadas para faróis?

Quem pensou em marcas nacionais acertou, mas errou quanto a origem da peça. Elas são chamadas de nacionais porque são marcas conhecidas em nosso país, com boa fama na fabricação de diversos produtos, como a Philips, Osram, GE e outras. Mas a maioria delas são fabricadas em outros países, como a lâmpada da primeira foto do post que é uma Philips, mas se vê claramente que foi produzida na Polônia (Poland, na foto). Outras são fabricadas na Argentina, Hungria, Alemanha e até, pasmem, na China! Nesse caso, porém, elas tem a mesma qualidade que leva o nome das grandes fábricas. Então, até na China existe uma boa marca de Lâmpada de farol. É bom lembrar que este post também vale para todas as outras lâmpadas do seu carro.  Um automóvel é como um pet, ou, as vezes, até mais importante para alguns. Então use de sabedoria e não se engane, e também não deixe outros te enganar com relação a comprar uma boa lâmpada de farol.

Seja feliz com seu carro!

Polimento De Faróis - Vale A Pena?


Os faróis dos carros modernos são bem mais frágeis que outros quanto a aparência e desgaste de suas lentes. Não são mais fabricados com vidro, que é bem mais resistente que o acrílico. Por isso vemos muitos faróis opacos, cheios de arranhões, perdendo completamente sua função, que é de iluminar o caminho do motorista. É bom lembrar que, além da aparência, o perigo de dirigir com faróis nesse estado é grande.

Marcador De Combustível - Regulagem

Marcador De Combustível - Regulagem

Este post é sobre como regular a boia, ou sensor de nível de combustível. Mas vários outros defeitos podem ocorrer em um marcador de combustível.

Sim, em alguns modelos não basta apenas trocar essa peça quando está defeituosa. Em alguns carros se faz necessário regular, ou “sincronizar” o sensor de  nível com o marcador do painel. Seria como se o marcador tivesse uma memória que precisa ser refeita, pois um sensor novo vai enviar informações novas, mais precisas. Mesmo que seja uma troca apenas por prevenção, este procedimento também tem que ser feito. Os carros franceses (C3 e C4, por exemplo)  são os que mais exigem esta aplicação de reconhecimento.

Arranhões - Como Reparar??

Arranhões - Como Reparar??

Nem todos os arranhões na pintura do seu carro necessitam dos serviços de um lanterneiro. O risco causado por aquela esbarradinha na parede da garagem pode ser retirado com facilidade. Lembrando que quanto mais fundo o arranhão, mais difícil de tirar. Mas como uma marca dessas sempre está envolvida com outras menores, o resultado final pode ser bem satisfatório e bem barato.

Troca da Base do Cambio - Língua de Vaca


O título do post pode ter ficado meio estranho com essa "Língua de Vaca", mas foi assim que o vendedor disse o nome da peça.
A peça se chama algo como "Base do Coxim do Cambio".

No momento em que estou fazendo esse post, já tive que trocar pela segunda vez essa base. Isso tudo porque meu piso tá trincado, ou melhor, rasgado, esquartejado, quebrado, dilacerado e tudo mais.

Vidros Elétricos - Regulagens


Mas quando um vidro elétrico está desregulado? Quando não sobe sozinho apertando a tecla apenas uma vez, ou quando todos os vidros não sobem mais usando o controle remoto do alarme. Ou seja, eles funcionam, mas de maneira anormal. O que pode causar isso? Duas são as possibilidades. Ou o módulo dos vidros está defeituoso, ou sua bateria foi trocada/desligada temporariamente. Esse post tratará do segundo caso.

Defeitos Em Vidros Elétricos


Depois da luz de freio e lâmpada de farol baixo, o vidro elétrico é o equipamento do seu carro que mais pode apresentar defeitos. Alguns deles são bem evidentes. Se o vidro ficar “caindo” dentro da porta, ou acontecer muito barulho ao funcionar, então provavelmente o defeito é na máquina que é levantada pelo motor elétrico, como a da foto abaixo.

Buzinas - Defeitos Comuns

Buzinas defeitos Comuns

Há ocasiões especiais para uma buzina parar de funcionar, assim, “do nada”, como ouvimos algumas vezes.

Sempre que há uma comemoração popular acontecem os “buzinaços”que podem durar muitos dias. Além disso, nós, motoristas, temos a estranha mania de achar que o freio é no volante, onde acionamos a buzina, ou os dois juntos. Junta-se a isso
o stress da vida e tudo é descontado na buzina. Então, fica óbvio que os defeitos mais comuns em buzinas acontecem pelo excesso de uso.

Antigamente elas paravam de funcionar por água que entrou por ali em alguma poça mais cheia, se acumulando na corneta da buzina, assim como entra água nos ouvidos quando nadamos. A corneta tem uma forma espiral, e, se ela for instalada na posição errada, a água entra e pode ficar ali por dias. Algumas costumam secar com o tempo e voltam a funcionar. Outras, de qualidade inferior, são produzidas com materiais que não suportam a ferrugem e devem ser trocadas.

Evitar poça de água é uma maneira de preservar sua buzina.

Defeitos mais comuns em buzinas

Fusível queimado

Relé de buzina queimado (se existir no carro)

Barulho estranho

Quebra do suporte o que implica até em perda da buzina no asfalto

Contato do volante com defeito

Fiação corroída (mais raro)

Mas se você quiser tentar um conserto, ou mesmo trocar a buzina, o mais difícil é descobrir onde ela pode estar instalada. Se ela estiver rouca, basta “seguir”o barulho que você a encontrará facilmente. Antes disso, veja se o fusível da buzina está queimado. Não é difícil localizá-lo através do manual do carro ou mesmo por um desenho na tampa da caixa de fusível. Se ele estiver queimado, troque-o. Mas se não for o caso, resta apenas o relé auxiliar entre você e a buzina. O melhor meio de testar o relé é trocando-o por um novo. No caso da buzina estiver rouca ou dando umas “piadinhas”, então tanto o fusível como o possível relé não estarão com defeito. Nesse caso siga as orientações abaixo.

Locais onde sua buzina pode estar instalada

– Debaixo do para-barro, aquele plástico preto que cobre a roda dianteira (verifique nas duas rodas).

– Dentro do compartimento do motor, normalmente nas partes baixas.

– Atrás do radiador, do lado do farol.

– No Uno fica atrás do farol do lado do passageiro. Neste caso é necessário retirar o farol e a grade dianteira para ter acesso a buzina.

– Lugares eventuais. São aqueles que instaladores de lojas escolheram por conta própria.

– No Corsa, a buzina fica debaixo do para-barro e tem acesso por cima, no compartimento do motor, lado do motorista. É muito comum, no caso do modelo Corsa antigo, a buzina simplesmente cair e sumir asfalto a fora.

– No Gol Bolinha, a buzina fica localizada atrás do para barro, normalmente do lado do motorista, para ter acesso a ela, somente por baixo do carro

Duas porcas seguram a buzina no carro. Basta escolher uma delas para soltar a peça . Uma fica no meio da buzina e a outra na ponta do metal que a prende ao carro. Com a buzina na mão, e sem desligar os seus fios, procure por um parafuso tipo Philips como o da imagem abaixo.

Modelo Paquerinha
Este parafuso bem evidente, a esquerda da imagem, é a regulagem da buzina. No caso acima é uma buzina sem corneta. Se a sua tem corneta verifique se há água no seu interior sacudindo-a. Depois, nos dois casos, você pode regular o som da buzina (se ela estiver com um som estranho, ou rouca) apertando ou soltando o parafuso tipo Philips (ou estrela). Mas sempre existe a opção mais rápida, embora custe mais, que é simplesmente substituir a buzina por uma idêntica. De qualquer maneira, consertar ou trocar uma peça como essa sempre será uma terapia para quem realmente gosta de automóveis.
Modelo Caracol (Corneta)
FONTE: MÃO AO AUTO

Buzina Do Carro "Rouca"

Buzina Do Carro "Rouca"
Para quem gosta de consertar seu próprio carro, como um hobby, uma buzina rouca é um defeito ideal. Aliás, consertar a “rouquidão” de uma buzina pode evitar a troca dela. Este tipo de defeito em buzina é facilmente identificado pelo dono do carro. O som da buzina muda claramente, parecendo que está realmente rouca, ou como se fosse parar de tocar a qualquer momento. Alguns comparam com o som de um pato. Isto acontece porque uma buzina é fabricada, entre outras coisas, com palhetas de metal, e outras de material mais frágil, que precisam de se manter reguladas na vibração. Algumas buzinas não possuem meios para regular, o que faz delas descartáveis. Mas a maioria possui um parafuso que permite retornar ao som original de fábrica.

Feliz Dia Dos Pais

Feliz Dia Dos Pais

A todos os Heróis papais que "matam" um leão por dia para trazer o pão de cada dia para casa e que ama seus filhos, mas também é apaixonado pelo seu bolinha.

Um grande abraço e que Deus os abençoe!!

Buzina Disparou - E Agora?


Então você tocou a buzina e em vez dela não fazer barulho (o defeito mais comum) ela disparou e não para de jeito nenhum. Terrível sensação de estar incomodando outros, ou de ser alvo de atenção de quem nem conhecemos. Com certeza esses olhares serão de repreensão com pensamentos ou até gritos do tipo: “Tá buzinando porque meu?” e muitos parecem querer o seu pescoço.

Relé De Buzina

Relé De Buzina

Também é chamado de relé auxiliar. Mas nem toda buzina é obrigada a ter um relé em seu circuito . A presença dele é uma mera questão de necessidade por causa da potência, ou pela fiação que vem do volante. Nos dois casos o relé realmente é uma ajuda, fazendo jus ao nome técnico que recebeu. Sua aparência pouco mudou com o passar das décadas. E as mudanças foram apenas no tamanho, mas suas potências foram mantidas conforme o uso. Por exemplo: um relé de ventoinha tem que ser mais forte, algo em torno de 70 amperes; o mesmo serve para um relé de farol de milha e os famosos relés duplos. Mas o mais fraco dele é exatamente o da buzina e por isso é um erro usá-lo em outros acessórios como os citados acima.

Para-brisa Trincado, Troca Ou Recupera?

Para-brisa Trincado, Troca Ou Recupera?
O para-brisas do carro é sem dúvida uma das partes mais sensíveis e expostas a perigos durante qualquer trajeto. Nas estradas, em que a velocidade costuma ser maior, pequenas pedras arremessadas a partir do solo por outros veículos podem acertar o vidro e causar trincas ou mesmo a quebra do mesmo.

Filtro De Ar Esportivo - Sim ou Não?

Filtro De Ar Esportivo - Sim ou Não?

Filtros de ar esportivos 
Uma das primeiras modificações que um motor sofre na tentativa de ganhar alguns cavalos de força é a instalação de um filtro de ar esportivo, embora muitos clientes fiquem satisfeitos com o resultado é quase sempre efeito “placebo”, vamos explicar: 

1- Se o seu filtro de ar original não causa obstrução suficiente a ponto de perder potência não existe um filtro esportivo que possa ser melhor e promover ganhos reais de potência trocando somente ele; 

Gasolina Mais Barata - R$1,50

Gasolina Mais Barata - R$1,50

Atualmente, o Brasil produz cerca de 42 milhões de barris de #Gasolina A (pura), porém, antes de chegar ao consumidor final, é acrescido etanol anidro, transformando assim a gasolina A em gasolina C. Mesmo a gasolina vendida nos postos de combustíveis não sendo pura, o valor da mesma é elevado, chegando a R$5,00 em algumas cidades.

"Envenenar" Seu Carro - Dicas

"Envenenar" Seu Carro - Dicas
Quem nunca sonhou em transformar o carro - mesmo que ele seja um popular 1.0 - num verdadeiro "bólido"? O que muitos motoristas não sabem é que existem várias alternativas para se aumentar a potência de um automóvel. Na realidade, a receita a ser utilizada irá depender do resultado desejado e do bolso de cada um. Entre os métodos mais utilizados estão a preparação aspirada, a instalação de turbo e a reprogramação do chip do módulo de gerenciamento da injeção eletrônica.

Cuidados Com A Suspensão

Cuidados Com A Suspensão
Visando maior conforto e comodidade ao cliente, a Reauto sugere 5 dicas de como cuidar e manter a suspensão do seu carro em perfeito estado.

O que é a suspensão?
Suspensão é o conjunto de peças que sustenta o veículo. O objetivo é amortecer as oscilações e imperfeições do asfalto. Os
amortecedores trabalham em conjunto com molas, pivôs, buchas e
barras de sustentação para que os efeitos de buracos e valetas, por exemplo, sejam minimizados.