-

Sensor Hall - Troca

Tudo começou com a tentativa de economizar, resolvi trocar eu mesmo as velas e cabos do bolinha, até ai tudo bem.

Uma das velas fica bem na direção do conector hall do distribuidor, tive que mover o sensor para facilitar o acesso ate a vela e foi ai que minha dor de cabeça começou, um dos fios se rompeu devido ao ressecamento e uma movimentação um pouco brusca da minha parte para tira-lo dali. (eu ainda não tinha percebido o fio quebrado). Continuei com o trabalho de troca dos cabos e velas normalmente. Ao finalizar o trabalho fui dar a partida no carro, e pra minha surpresa, o carro não pegava. E agora...?

Retirando a tampa do distribuidor, ai sim notamos que um dos fios estava rompido, e ele era muito curto pra poder fazer uma nova ponta e recoloca-lo no plug. Tivemos que remover o distribuidor todo, mas nessa hora mais um inconveniente ocorreu, um outro fio se rompeu também. Nossa!!! Já estava desanimando.

Entra em cena um vizinho amigo meu com toda a paciência do mundo, conseguiu refazer todos os conectores novamente. A essa altura da situação eu já tinha até ido ver os  preços de distribuidores, achando que não teria mais jeito. O trabalho de reparo durou em torno de umas duas horas (aja paciência). Montamos novamente o distribuidor e deu tudo certo, valeu o esforço. (só pra constar, o vizinho é um garoto de 16 anos).

Resolvi compartilhar o ocorrido com o pessoal do Gol Bola Club. Tive mais uma surpresa, eles me disseram que era só trocar o sensor HALL.

ENTÃO PRA EVITAR QUE VOCÊ TROQUE TODO O SEU DISTRIBUIDOR OU QUE FIQUE DUAS HORAS TENTANDO FAZER NOVAS CONEXÕES PARA O SENSOR, COMO FOI O MEU CASO, SAIBA QUE É POSSÍVEL TROCAR SOMENTE O BENDITO SENSOR HALL.

Fica a dica ai pra quem está passando por este problema ou que futuramente venha a passar.

Segue fotos do distribuidor e do sensor hall

Distribuidor sem avanço motor CHT Gol 92-99
Sensor Hall completo

4 comentários:

  1. Estou com o mesmo problema. Não consigo retirar a vela do terceiro cilindro porque o bendito do sensor hall fica bem na frente da vela impedindo o manejo da chave de vela. Por gentileza, poderia me informar como se retira esse sensor, se tem que tirar algum parafuso, etc. Já tentei, tentei e não consegui, tenho medo de quebrar. Ele é só encaichado ou algum jeito específico de retirar ? Fivo muitíssimo grato pela ajuda que puder me proporcionar, pois estou desempregado não posso pagar um mecâniico, no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sérgio Aguiar, me desculpe em demorar a responder, tive alguns contra tempos aqui. Não sei se ainda esta com as mesmas duvidas, mas neste caso pra poder retirar a vela, não teve outro jeito, tive que remover o distribuidor. Ele é preso somente por um parafuso no corpo do motor. caso você retire, não esqueça de marcar a posição, para que possa colar ele de volta no mesmo lugar. Abraço!!

      Excluir
  2. Colega te gradeço por vc postar esses comentários, ajuda muito quem tem o gol bola assim como eu que já sofre muito com ele morrendo no meio da rua por isso vou trocar logo o bendito do sensor hall do meu kkkkkk abraços e obrigado e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada. Nós é que agradecemos por suas considerações. E use os conteúdos o quanto precisar. Abraço.

      Excluir