Um boa alternativa para isso são os sensores de ré ou estacionamento.
Aqui o trabalho foi realizado no Gol Bolinha 96.
Furadeira convencional
Fita isolante
Estilete
Fita crepe...
1 - Marcação inicial
Marcar o meio do para-choque com a fita crepe; usa-se como referencia a trava do porta malas
Marcar 20 cm do meio até o ponto “A” (lado esquerdo), e 20 cm do meio até o ponto “B” (lado direito); Exclusivamente nesse caso a marcação foi de 30 cm, pois 20 cm daria a furação encima da placa. O correto é que cada sensor fique 40 cm de distancia entre eles.
Passe uma fita de fora a fora para alinhar os furos, que devem ficar, no minimo 50 cm do chão para não correr o risco do sensor detectar o chão como obstaculo.
Usar uma furadeira convencional e a Serra Copo (já inclusa no kit);
realize os furos nas suas devidas marcações...
3 - Encaixando os Sensores
Cada sensor possui um numero ou letra (nesse caso letras nos cabos e números na parte traseira da central) e deve ser colocado de acordo com sua marcação. A ordem correta é começar da esquerda para direita, ou seja, começando pelo lado do motorista.
O cabo do sensor deve ser passado completamente pelo buraco até que a ponta saia por baixo do para-choque.
Atrás do sensor existe a palavra "UP" e uma flecha, esta deve ficar apontanda para cima;
Em alguns casos haverá a necessidade de cortar um pouco a borracha que trava o sensor no para-choque, pois não ira servir, elas são muito grandes. Recomendo que você faça um teste antes de cortar, pois a espessura do plastico do para-choque pode variar de um para o outro.
Após a conclusão dos encaixes, deve ser feito um chicote e passado para dentro do porta malas.
(Dica) existe uma entrada de ar na lateral do carro onde pode ser passados os fios.
4 - Dando vida á Central
Desconectar o plug de energia da lanterna e encontrar o positivo e negativo da ré. (caso tenha dificuldade em encontrar os polos nos fios, ha no YouTube diversos vídeos que ensinam a encontrar com facilidade os polos. Nessa trabalho usamos uma lampada pingo.
Ligar os plugs na central de acordo com as marcações:
Plug vermelho Energia, deve ser ligado no conector vermelho (entrada de energia).
Os demais plugs devem ser ligados no mesmo esquema dos sensores, começando da esquerda para a direita sempre respeitando a numeração;
Apos tudo conectado em seus devidos lugares, encontre um bom local para fixar a central e esconder os fios.
5 - Para finalizar faça o teste.
O local do display fica a seu critério. Nesse caso o fio do display foi passado pela borracha da porta e carpete devido a facilidade, mas também pode ser passado pelo forro.
Créditos: Malaquias meu vizinho, amigo e irmão.
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