-

Seta Piscando Depressa


Você dá seta para um lado e ela pisca normalmente. Mas quando tenta para o outro lado ela pisca mais depressa. O que é isso? Qual seria a solução?

Podem ser três situações: ou a lâmpada queimou; talvez um mau contato a impede de piscar ou pode ser  falta de aterramento na lâmpada. Mas com certeza, nesses casos, não se trata de fusível queimado, pois se assim fosse todas as lâmpadas não piscariam. Na maioria dos carros existe apenas um fusível para as quatro lampadas ou todo o sistema de seta (exceto o pisca alerta que tem um fusível separado).

No primeiro caso (da lâmpada estar queimada) apenas um exame visual pode enganar, a não ser que seja evidente, como um filamento queimado, ou chamuscado. Nesses casos, mesmo que ela ainda funcione, você deve trocá-la. Feito isso, e o defeito ainda persiste, com a chave do carro desligada, retire a lâmpada e verifique os contatos. Um limpa contato seria bem útil e é facilmente encontrado como spray  em lojas de materiais ou auto pecas.

Mas na falta de um limpa contato, tente raspar com uma chave de fenda fina o apoio central da lâmpada e também dentro do soquete, ou o lugar onde a lâmpada fica. Recoloque a lâmpada em seu lugar e veja se parou o defeito.

Ainda existe a possibilidade de falta de aterramento. Mas esses casos acontecem quase sempre na lanterna traseira. Para saber se é falta de aterramento ligue a seta para o lado com defeito e ao mesmo tempo pise no freio. Peça ajuda a alguém para observar mudanças na lanterna. Se várias luzes piscarem ao mesmo tempo é sinal de falta de aterramento na placa (soquetes). O que você pode fazer nesse caso? Tente retirar a tomada que vai atrás da lanterna (dentro do porta malas) e , com a chave do carro desligada, verifique o estado do pequeno terminal do fio preto. Limpe ele, dê um leve aperto e experimente novamente a seta. Em alguns casos é um conserto paliativo e você deve pedir a um eletricista que conserte o aterramento. Há várias formas de se fazer isso dependendo da habilidade do profissional.

0 comentários:

Postar um comentário