Filtros de ar esportivos
Uma das primeiras modificações que um motor sofre na tentativa de ganhar alguns cavalos de força é a instalação de um filtro de ar esportivo, embora muitos clientes fiquem satisfeitos com o resultado é quase sempre efeito “placebo”, vamos explicar:
1- Se o seu filtro de ar original não causa obstrução suficiente a ponto de perder potência não existe um filtro esportivo que possa ser melhor e promover ganhos reais de potência trocando somente ele;
2- Filtros de ar originais tem um poder de filtragem altíssimo, portanto “entopem” rapidamente causando obstrução e perca de potência, um filtro esportivo não filtra tão bem e demora mais para ficar sujo e causar algum tipo de obstrução no fluxo de ar, assim na hora da troca do velho filtro original pelo novo filtro esportivo o dono pode sentir algum ganho de potência;
3- Caso o filtro de ar original do motor cause obstrução do fluxo de ar, mesmo sendo novo o ganho de potência não ultrapassa de 1% a 3%;
Não existe uma forma fácil de saber se o filtro original causa ou não obstrução, a única forma de descobrir seria testar em dinamômetros com os dois filtro e ver o resultado. Sendo que para esse tipo de teste o valor investido seria extremamente alto se considerarmos o possível ganho de potência.
Embora você possa ter ficado desanimado com o texto acima, logo abaixo iremos mostrar os motivos e as necessidades que justifiquem o investimento num filtro de ar esportivo.
Principais motivos para a instalação de um filtro esportivo:
1- Ronco do motor - Instalando um filtro de ar esportivo o barulho do motor ficar mais encorpado, dá para escutar o ronco vindo debaixo do capô. Os filtros originais abafam o som que vem da admissão do carro, quando instalado um filtro esportivo ele deixa passar o som da admissão. Não é um som alto e não incomoda. Em sua maioria os clientes aprovam;
2- Obrigatoriedade - Quando instalado kit turbo normalmente ele ocupa o lugar da caixa do filtro de ar original obrigando o dono do carro a instalar um filtro esportivo que ocupa menos espaço;
3- Maior fluxo de ar - Em qualquer tipo de preparação como troca de comando de válvulas, retrabalho do escapamento, instalação de kits turbo ou blower um filtro original que não obstruía a passagem de ar agora poderá obstruir e roubar potência significativa, um filtro esportivo garante o fluxo necessário;
4- Embelezamento - As empresas que fabricam filtros esportivos capricham no acabamento, elas não estão restritas ao orçamento limitado que fabricantes dos filtros originais estão, dessa forma são muito bonitos e exclusivos, é comum encontrar filtros esportivos em carros tuning;
5- Durabilidade – Filtros de ar esportivos bons são laváveis, portanto podem durar muito mais tempo que os filtros originais;
Existem no mercado inúmeros tipos e modelos de filtros de ar esportivos, abaixo vamos mostrar os mais comuns no mercado:
Mono Fluxo – Formato cônico com entrada de ar através do elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro. Não possuem o mesmo rendimento de um filtro Duplo Fluxo do mesmo tamanho, porém são mais baratos.
Duplo Fluxo – Formato Cônico com entrada de ar através do elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro e na sua parte superior, são os que proporcionam o melhor rendimento, porém costumam ser os mais caros.
Direcionáveis – Formato Cônico com estrada de ar através de elemento filtrante que envolve o lado externo do filtro e é coberto por um duto de ar com o objetivo de direcionar o filtro numa posição em que receba o ar que vem e fora do capô. Quando menor a temperatura do ar admitido melhor o rendimento do motor.
Formato original – São filtros que ficam exatamente no mesmo lugar dos filtros originais de fabrica, porém suportam um fluxo de ar maior, normalmente são indicados para carros aspirados e pessoas que não querem modificar o formato do motor.
Segue abaixo mais duas alternativas que podem "casar" com a troca do Filtro De Ar Esportivo
1 - Escapamento:
Pequenas modificações no escapamento podem melhorar levemente o fluxo de gases (trazendo alguns cv) e melhorando a “nota” musical do veículo. Existem diversos tipos de abafadores para ir de encontro com o gosto do proprietário, bem como o uso do veículo. As modificações no escapamento podem começar com cerca de R$ 150 e subir para valores de quatro dígitos, caso um trabalho mais exigente seja encomendado.
Assim como o filtro de ar esportivo, o sistema de escape do carro não altera somente o desempenho, mas a percepção do motorista. O ronco produzido por um automóvel é uma das mais importantes características para estimular a diversão. E adivinhe!? Essa modificação foi realizada no Palio também!
2 - Reprogramar a Central (Chip)
Segue abaixo mais duas alternativas que podem "casar" com a troca do Filtro De Ar Esportivo
1 - Escapamento:
Pequenas modificações no escapamento podem melhorar levemente o fluxo de gases (trazendo alguns cv) e melhorando a “nota” musical do veículo. Existem diversos tipos de abafadores para ir de encontro com o gosto do proprietário, bem como o uso do veículo. As modificações no escapamento podem começar com cerca de R$ 150 e subir para valores de quatro dígitos, caso um trabalho mais exigente seja encomendado.
Assim como o filtro de ar esportivo, o sistema de escape do carro não altera somente o desempenho, mas a percepção do motorista. O ronco produzido por um automóvel é uma das mais importantes características para estimular a diversão. E adivinhe!? Essa modificação foi realizada no Palio também!
2 - Reprogramar a Central (Chip)
Uma alternativa para quem já utiliza filtro de ar esportivo e sistema de escape dimensionado e quer uma pitada a mais de desempenho pode ser a reprogramação da central eletrônica, cujo valor varia de acordo com o motor a ser modificado. Esse upgrade é quase o equivalente a trocar os giclês originais por novos maiores em um carburador, além de realizar profundas mudanças no ponto de ignição. Só que é bem mais complexo.
Remapear a central eletrônica do motor significa alterar os seus parâmetros de ignição, injeção de combustível e pressão da turbina (logicamente, em veículos turbo). Os ganhos com essa modificação variam de acordo com cada automóvel.
Remapear a central eletrônica do motor significa alterar os seus parâmetros de ignição, injeção de combustível e pressão da turbina (logicamente, em veículos turbo). Os ganhos com essa modificação variam de acordo com cada automóvel.
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