-

Som Automotivo Alto Agora É Infração Grave


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta quarta-feira(19), resolução que regulamenta a aplicação de multas por infrações relacionadas ao som automotivo. Agora, se for possível ouvir o som do carro do lado externo do veículo, independentemente do volume, e isso perturbar o sossego público, o motorista será autuado por infração grave. Além da multa, que a partir de novembro será de R$ 195,23, o motorista também somará cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A medida faz ainda uma exceção a ruídos produzidos por "buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha-a-ré, sirenes pelo motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo, bem como veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam autorizados por órgão ou entidade competente, além de veículos de competição e os de entretenimento público, que estejam permitidos a utilizar o som específico em locais de competição ou de apresentação estabelecidos pelas autoridades competentes".

É isso mesmo, agora não haverá mais a necessidade do medidor de decibéis para calcular se o volume ou a potencia estão dentro das normas.

Para quem curte um som potente, é hora de ficar atento, pois se você estiver ouvindo um sonzinho dentro do seu carro e algum vizinho se sentir incomodado você corre o risco de ser multado.

0 comentários:

Postar um comentário