-

Alinhamento Ou Balanceamento?

Alinhamento Ou Balanceamento?

Cada conjunto: pneu e roda foi projetado para responder de uma maneira ao torque nele implicado e, para que essa resposta seja sempre eficiente, a geometria desse conjunto não pode mudar. Isso significa que a suspensão não pode empenar, ou tracionar, se não o carro poderá desalinhar, e que os pneus não podem rodar gastos, para evitar desbalanceamento.

Mas e aí? Quando o carro está desalinhado? Ou desbalanceado?

Primeiro de tudo, quando o mecânico da oficina indicar balanceamento e alinhamento, certifique-se de que o seu carro realmente precisa dos dois serviços, porque balanceamento é uma coisa e alinhamento outra.
Seu carro está desalinhado quando um ou mais parâmetros da suspensão comocambagem, convergência ou cáster estão diferentes dos projetados. Os carros atuais permitem poucos ajustes finos, então, a não ser que você tenha um Opala, o ajuste manual mais fácil que o mecânico irá fazer diz respeito à convergência:

Alguns sinais de desalinhamento são: carro não trafega em linha reta, direção puxa para algum lado e volante torto.

Ah, um parêntese aqui: muitas vezes quando o carro volta da oficina, após algum reparo na direção ou suspensão, com o volante torto para algum lado, não significa que ele está desalinhado, mas que na hora da montagem o volante foi colocado com folga ou com as rodas já viradas.

O alinhamento da suspensão garante a segurança e estabilidade do veículo, então fique esperto se você notou alguns dos sintomas acima no seu carrinho!

E o balanceamento?

Se o automóvel trepida, a carroceria vibra ou o volante oscila, ele pode estar desbalanceado.

Quando uma roda está desbalanceada significa que ela realiza movimentos de translação e rotação em torno de eixos diferentes do que os programados porque a distribuição de massa do conjunto roda e pneu está desequilibrada.

Traduzindo: sabe aquela bicicleta velha? Então, suspende ela e dá um tapa na roda, fazendo rodar. Você vai ver que o movimento e a velocidade de rotação não são constantes e que ela irá ora tombar para um lado, ora para outro, porque o lado menos gasto do pneu possui mais borracha, fazendo com que esse movimento fique aleatório.
Se a roda da bicicleta estiver empenada, ela também realizará movimentos em torno de eixos diferentes do que os programados.
As mesmas situações que acontecem com a bicicleta acontecem com o carro, e para o perfeito funcionamento as rodas devem ser balanceadas.

O balanceamento é feito da seguinte maneira: o conjunto é retirado do carro e mapeado, no lugar determinado da roda alguns chumbinhos são colados (ou encaixados se as rodas forem de ferro) para compensar a parte gasta dos pneus.

Quer evitar problemas com alinhamento e balanceamento? Não existe outra dieta: fique fora dos buracos e faça as revisões periódicas do seu carro! Se quiser emagrecer, certamente vai ter que parar de comer bolo, não?

Alinhamento e balanceamento devem ser feitos a cada 10.000KM!!!

FONTE: SE MEU CARRO FALASSE

6 comentários:

  1. o meu gol 2007 parece estar com pino de centro com folga a seguir ou para em uma linha reta o mesmo nunca fica na linha ja alinhei levei no monobloco e nada, aguem tem ideia do q poderia ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fábio, pino de centro, seria o pivô??

      Excluir
    2. Ola Rodrigo pino de centro seria caminhão ou caminhonete apenas um exemplo de como o veiculo se comporta....Seria pivô meu problema? ele deixa o veiculo andando fora de linha rodas traseiras nao acompanhando trajetória das dianteiras,ja que o veiculo nao tem indicio de colisão?!

      Excluir
    3. Ola Fábio, entendi. No meu caso o gol também esta assim, quando soltava o volante ele puxava para um lado. No meu caso levei no mecânico, ele trocou o pivô, resolveu a questão da folga, mas continuou a puxar para um lado, ele deu uma mexida na barra estabilizadora ou anti-torção, trocou as buchas dela, e depois levei para alinhar, acabou o problema de ficar puxando pro lado. Nao sei se seria o seu caso.~Fica a dica. Abraço!!

      Excluir
    4. Obrigado! vou ver esses itens....

      Excluir
    5. Por nada! espero que consiga resolver o problema, caso consiga, poste aqui a solução, poderá servir para outros proprietários. Abraço!!

      Excluir