Assim, quando não há conserto, na maioria das vezes as pessoas costumam trocar dois ou os quatro pneus (depende da situação e do estado em que eles se encontram).
Quando isso acontece, algumas pessoas optam por adquirir um pneu remold (também chamado de remoldado ou remodelado) já que é bem mais acessível. Um pneu comum é caro e vai ficando mais caro ainda de acordo com as medidas.
Não confundam pneu remold com pneu recauchutado ou recapado, eles se diferenciam pelo método de recuperação utilizado. Enquanto o pneu recauchutado e recapado têm uma ou duas partes refeitas, o remold tem sua estrutura inteiramente refeita (lateral, ombro e banda de rodagem).
Como o remold recebe uma nova camada em toda a seu estrutura, isso impossibilita identificar as características do pneu original (marca, procedência, especificações e o estado).
De acordo com o Inmetro, os pneus utilizados para remold devem ter idade máxima de 7 anos. Mas, isso não funciona como garantia já que é impossível identificar a data de fabricação do pneu original.
Com a idade, o pneu vai perdendo suas qualidades. O interior pode apresentar boas condições mas, o exterior pode estar ressecado ou ralado. Com a remodelagem, o exterior seria coberto impossibilitando verificar o estado original.
Apesar de não transmitir toda a segurança e qualidade de um pneu novo, o remold possui um preço bem mais acessível (chega a ser até 50% mais barato que um novo). Por exemplo, um pneu novo 185/60 R14 sai em média por R$ 217 enquanto um remold custa entre R$ 95 e 120.
O mais recomendo é que o pneu remold seja usado somente para uso urbano e em baixas velocidades (até uns 90 km/h). Há diversas pessoas que adquiriram um pneu remold e não tiveram dor de cabeça enquanto outras tiveram.
Lembre-se também de que ele possui uma vida útil inferior ao pneu novo (cerca de 30% a menos). Outro detalhe é que os pneus remold também costumam dificultar o balanceamento das rodas. Então, caso tenha interesse em adquirir um pneu remold, verifique se a empresa é reconhecida e produz produtos de qualidade.
Confira abaixo o relato de um usuário de pneu remold.
FONTE: Carro De Garagem
0 comentários:
Postar um comentário