-

Diagnosticando As Velas De Ignição

A manutenção preventiva das velas de ignição é primordial para o bom funcionamento do motor, além de contribuir para a redução de poluentes na atmosfera e para a economia de combustível.

Motor falhando, perda de potência, dificuldades ao dar a partida, consumo alto de combustível e excesso de fumaça são alguns dos sintomas que apontam a hora de substituir o conjunto de velas de ignição de um veículo. A manutenção preventiva com revisão periódica dos componentes é o mais indicado para evitar que o carro sofra com avarias, já que o preço das peças é acessível e o serviço tem fácil aplicação.

Veja alguns defeitos que as velas podem apresentar e as principais causas:

Normal: O pé do isolador apresenta-se amarelo-cinza ou marrom claro. Motor em boas condições - índice térmico da vela correto.





Fuliginosa (carbonização seca) - O pé do isolador, os eletrodos e a cabeça da vela ficam cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada seca. A principal causa é a mistura rica de ar/combustível.



Resíduos leves de chumbo - Resíduo amarelo-escuro no isolador. O pé do isolador coberto com uma fuligem amarelo-clara de aspecto fosco e brilhante. Causado por aditivos antidetonantes no combustível.



Resíduos ou impurezas - Camada cinza grossa no pé do isolador, na camada de aspiração e no eletrodo-massa, de estrutura fofa e cheia de escórias. As causas são aditivos do óleo e do combustível que deixam resíduos na câmara de combustão e na própria vela.


Superaquecimento - Eletrodo central fundido parcialmente. Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência de uso de vela muito quente.



Eletrodos central e massa fundidos - Combustão por incandescência causada por temperaturas extremamente elevadas na câmara de combustão em decorrência, por exemplo, de uso de vela muito quente.



Desgaste excessivo do eletrodo central (erosão) - acontece quando passa do tempo de fazer a revisão recomendada para a troca.




Desgaste excessivo dos eletrodos massa e central (corrosão) - causados por presença de aditivos corrosivos no combustível e óleo lubrificante.




Pé do isolador trincado - causado por pressão no eletrodo central como consequência do uso de ferramentas inadequadas na regulagem da folga.




Mancha corona - Surgimento de uma mancha escura no isolador cerâmico da vela. É causado por aderência de pequenas impurezas à região do isolador junto à carcaça, formada por um campo elétrico próximo à extremidade de um condutor sobrecarregado.



Muitos desses defeitos são causados por combustível de má qualidade ou não especificado para o tipo de motor, válvulas com defeito, mistura pobre ou rica demais etc. A troca das velas é essencial nessas situações, além da análise para saber se o dano não foi maior do que parece.

0 comentários:

Postar um comentário