Para começar vamos deixar claro como os três tipos de óleo: mineral, sintético e semi-sintético. O primeiro é adquirido por meio de componentes diretamente do óleo. Já o sintético é feito exclusivamente por meio de reações químicas e sendo mais puro, e o semi-sintético é mistura dos dois. A primeira dica é não misturá-los, pois eles possuem características diferentes .
Verifique a cada 30 dias o nível do lubrificante. Se o carro for mais antigo, reduza essa verificação para 15 dias.
Complete o nível do óleo sempre entre os dois traços. Abaixo do traço nível pode acontecer falta de lubrificação. Acima, pode haver aumento da pressão no cárter.
Na troca de óleo, é recomendado que o motor esteja quente. Assim ele fica mais fino escorrendo melhor.
O filtro de óleo é trocado junto com óleo. A maioria dos manuais diz que o filtro pode esperar um tempo maior, mas todos amantes de carro preferem trocar pois ele fica sujo.
Apesar de óleo não ter validade, é recomendado que haja troca a cada seis meses.
No caso do Gol Bolinha 1.0 ano 96 ha quatro opções:
LUBRAX SUPERA
LUBRAX ESSENCIAL SL 15W40
LUBRAX ESSENCIAL ALTA RODAGEM 25W50
LUBRAX ESSENCIAL SJ 20W50
LUBRAX ALTA RODAGEM é recomendado para ser utilizado caso o veículo possua quilometragem superior a 100.000 Km
Outras informações:
Capacidade do Cárter com Filtro em Litros: 3,5
Capacidade do Cárter sem Filtro em Litros: 3
Período de Troca em Km: 1000 (ou 6 meses)
O site da PETROBRAS oferece uma consulta para chegar ao lubrificante correto para seu carro
Clique na imagem abaixo para acessar o site
15w40 semi sentetico pode ser usado no motor AP 1,6
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