-

Ano E Modelo Do Carro: Quais As Diferenças?

Em diversos anúncios, você já deve ter lido algo como carro ano 2013 / modelo 2014. Quando se fala que um carro é ano 2013 / modelo 2014 quer dizer que

Apenas Uma Carga Na Bateria - O Que Fazer?

A grande maioria daqueles que têm licença para conduzir já tiveram que enfrentar situações como furar um pneu, riscar seu carro em uma parede ou até

Polimento De Faróis - Vale A Pena?

Os faróis dos carros modernos são bem mais frágeis que outros quanto a aparência e desgaste de suas lentes. Não são mais fabricados com vidro, que é bem

Para-brisa Trincado, Troca Ou Recupera?

O para-brisas do carro é sem dúvida uma das partes mais sensíveis e expostas a perigos durante qualquer trajeto. Nas estradas, em que a velocidade

Verificando Nível De Óleo Corretamente

Se seu carro está sempre com o nível de óleo abaixo do mínimo quando você chega a um posto de combustível, saiba que o problema não é no motor e sim no

Vidros Embaçados Nunca Mais


Em dias de chuva, a atenção no trânsito tem que ser redobrada, principalmente se for  durante a noite, seja por conta das enchentes, perigo de aquaplanagem ou pela falta de visibilidade, principalmente por conta do vidro embaçado.

Nesse último caso, como não é todo carro que tem ar condicionado para desembaçar, existem algumas técnicas que resolvem esse dilema.

Passo a passo:

Coloque sabão liquido (o famoso detergente) em um pedaço de papel toalha e espalhe no vidro, até desaparecer. Lembrando que deve ser aplicado pelo lado de dentro e que pode ser feitos em todos os vidros caso deseje.

Pronto! Para fazer o teste é só desligar o ventilador do carro. Pode confiar, o local onde você passou o sabão não vai embaçar.

Explicando a "magica"

A mágica acontece porque o sabão quebra a tensão superficial da água, impedindo que as gotículas de vapor se acumulem no vidro. A dica é perfeita para os carros que não têm ar condicionado, principalmente para quem não tem desembaçador traseiro.

Como Limpar Os Pólos Da Bateria - Zinabre


O nome pode parecer estranho, mas você, com certeza, já deve ter visto por aí ou mesmo ter tido problema com ele.

Conhecido também como azinhavre, o zinabre nada mais é do que a camada (crosta) de cor verde resultante da oxidação do cobre ou ligas que contêm cobre, como o latão.

O cobre a as ligas metálicas que contêm cobre, como o latão ou o bronze, quando expostas ao ar úmido contendo gás carbônico, lentamente se oxidam, ficando cobertas por uma pátina de cor azul esverdeada.

No caso da bateria, principalmente no inverno, o zinabre resulta da reação química de três elementos: o ácido sulfúrico, o oxigênio do ar e o metal do pólo ou do conector.

A reação química que forma o zinabre ocorre quando o ácido sulfúrico do eletrólito, líquido presente no interior das baterias, é derramado sobre pólos e conectores. Isso ocorre por três razões: excesso de eletrólito, porosidade do metal ou existência de espaços vazios entre a bucha e o pólo da bateria.

Depois que o zinabre se forma ele impede a passagem da corrente elétrica, comprometendo o desempenho da bateria, promovendo falhas no carregamento, aquecimento dos cabos, falhas no funcionamento de sistemas eletrônicos e problemas na hora da partida.

O zinabre pode ainda se espalhar por outros componentes do motor e até corroer a tinta da lataria. Contudo, é essencial que a oxidação seja limpa o quanto antes.

Utilizar graxa, vaselina, entre outros produtos para limpar, não adiantará em nada, pois o problema está no contato da selagem e a torre de chumbo.


Como limpar?

Sim. Esse é o primeiro passo: limpar o zinabre dos pólos de uma bateria. Listei abaixo o material necessário que é encontrado facilmente. Talvez você os tenha em sua cozinha. O resultado final será surpreendente.

Material:

Um pincel.

Um pouco de água.

Um pano.

Bicarbonato de sódio.

Todos esses produtos juntos vão limpar completamente o zinabre da bateria.

Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em um copo de 200 ml de água. Em seguida use o pincel para aplicar a solução somente em cima do terminal com zinabre. Aplique até se produza uma espuma verde e abundante. Essa é a intenção do processo. Espere um pouco e limpe tudo com muita água. Em seguida seque o local com o pedaço de pano. Tome cuidado com os olhos e também com sua roupa. Uma simples gota disso pode abrir um buraco em poucos dias e você com certeza perderá a roupa.

O resultado final será um terminal limpo, com uma cor bem típica do latão ou cobre. Resta verificar os danos no terminal. Se ele estiver bem fixo e sem “buracos” ou faltando pedaços, o trabalho feito bastará. Para que o zinabre não volte ou demore a voltar, aplique nos dois terminais da bateria um pouco de graxa ou vaselina. Esse produtos retardam em muito outra oxidação no local.

Faça Seu 1.0 Render Mais Sem Gastar


Todos nós proprietários de veículos estamos sempre procurando uma maneira de poder ganhar uma "potênciazinha" a mais em nossos possantes, principalmente os de motor 1.0.

Diante de uma ladeira, em alguns casos ficamos ate com vergonha, entramos em quarta, e se a ladeira for muito ingrime, temos que reduzir quase que em primeira pra poder terminar.

Redução de peso é fundamental para se obter um melhor desempenho e economizar combustível. Confira algumas dicas de como deixar seu carro mais leve, rápido e econômico sem gastar nada!

Não ande de tanque cheio:

Ande com, no máximo, 10 litros. Um tanque de combustível comporta cerca de 50 litros. Um litro de gasolina pesa 750 g. Logo 40 x 0,75 kg = 30 kg. 

Redução de peso: 30 kg





Calotas: 

Um conjunto de calotas pesa 1 kg. E como a manolada diz, calota deixa o carro com cara de tiozão. Ande com suas belas rodas de ferro pretas a mostra! 


Redução de peso: 1 kg




Capa do motor: 

Os motores atuais possuem uma tampa de plástico, que deixa ele bonitão. É bonito, mas nem sempre soluções estéticas ajudam. Então, retire. 



Redução de peso: 1 kg



Água do limpador de para-brisa: 

Água pesa. Retire a água dali. Se precisar lavar, pare num local e limpe. Ou deixa a bosta de pombo ali mesmo até voltar pra casa e pronto. Se sua namorada reclamar, manda ela limpar. 



Redução de peso: 900 g




Cheirinho: 

Cheirinho é o caramba. Jogue fora. Pior ainda se for de morango, tutti-fruti ou menta. Cheiros enjoativíssimos. Se quer o carro cheiroso, pare de chamar os amigos suados pra voltar do futebol com você. 


Redução de peso: 40 g


Extintor de incêndio: 

A probabilidade de seu carro pegar fogo é mínima, não justifica andar com esse sobrepeso, deixe o extintor em casa. Principalmente agora que não é mais obrigatório.


Redução de peso: 5 kg




Tampão e forro do porta-malas:


Ninguém vai reparar se seu pé-de-boi possui forração no porta malas e o tampão está lá só pra fazer barulho. Jogue no lixo! 


Redução de peso: 1 kg


Guia de ruas:

Aquele livro útil, porém enorme e que cheira jornal velho. Jogue fora. 



Redução de peso: 500 g




GPS:

Não é necessário. Se estiver perdido, pergunte para as pessoas que estão passando na rua.



Redução de peso: 100 g



Quebra-sol do passageiro:

A legislação não exige pala interna para o passageiro. Jogue no mato. 



Redução de peso: 400 g



Rádio:

Um completo, ao gosto da manolada, pesa uns vinte quilos. Vá ouvir musica em sua casa. Desinstale. 




Redução de peso: 20 kg



Faróis de neblina:

Não é necessário. Você não vai para o Camel Trophy, então retire. 



Redução de peso: 1 kg




Aerofólio:

Um dos itens preferidos dos xunneiros, gera arrasto aerodinâmico e pesa uns cinco quilos. É muito! Retire e venda no Mercado Livre pra outro trouxa. 


Redução de peso: 5 kg




Spoilers:

Só serve pra raspar em rampas, lombadas e valetas, além de pesar, gerar arrasto aerodinâmico e xunar o carro. Arranque essas merdas. 




Redução de peso: 4 kg



Brake Light:

Não é necessário, as lanternas já avisam quando você freia. Retire. 




Redução de peso: 300 g



Sogra:

Geralmente é gorda, levá-la pesa muito. Deixe  ela em casa e ganhe uma redução de peso considerável.



Redução de peso: 92 kg




Use rodas aro 13” com pneus 145/80 R13:

Seu carro não é de competição, logo não precisa de pneus largos e rodões. 



Redução de peso: 10 kg





Tralhas no porta-luvas: 

Pare de achar que seu porta luvas é bolsa de mulher. Deixe em casa papel higiênico, óculos, manual, bala e outras tranqueiras. 



Redução de peso: 1 kg



Cachorro: 

Deixe em casa. Pode sujar todo o carro, se for mesmo necessário sair com ele pesa para sua sogra dar uma volta com ela 


Redução de peso: 10 kg



Jogo de tapetes:

Um jogo de tapetes completo chega a pesar seis quilos e não serve pra nada. Jogue fora. 


Redução de peso: 6 kg



Logotipos:

Parece que não, mas juntos eles também pesam. Alise a tampa traseira. 


Redução de peso: 100 g




Engate:


Essa porcaria que é muito feia e só serve pra arrebentar o parachoque dos outros. Arranque isso! 


Redução de peso: 6 kg



Pininho na válvula dos pneus:

Aqueles pininhos são meros enfeites, você pode removê-los. Até porque se furar o pneu ele não vai ajudar em nada


Redução de peso: 4 g




Ar-condicionado:

Rouba potência do motor, faz beber mais e ainda pesa. Mande desinstalar. 


Redução de peso: 3 kg




Direção hidráulica:

O conjunto para direção hidráulica requer mais peças, que adicionam um peso desnecessário. Seja homem e exercite seus braços nas manobras. De quebra economiza na academia.


Redução de peso: 8 kg.



Bancos traseiros:

Pesam pra caramba ainda mais se levar mais gente no carro. Tire e use como sofá em casa. 


Redução de peso: 30 kg




Escolha a versão duas portas:

Sendo duas portas, os vidros traseiros serão fixos, reduzindo aqueles 300 g que os conjuntos mecânicos de abertura das janelas devem proporcionar. Assim, compre a versão 2 portas, que também é muito mais bonita, sem contar que você não quer carregar ninguém além de você mesmo. 

Redução: 20,3 kg


Estepe:

É lei, mas para pequenos curtos passeios é melhor deixa-lo em casa. 



Redução: 15 kg




REDUÇÃO TOTAL: 283,5 kg Agora sim sua nave vai voar!!

Bom, se você chegou até aqui, das duas, uma, ou você tem um baita senso de humor ou está pensando seriamente pôr em pratica as recomendações citadas acima.

Um pouco de humor é sempre bem vindo. Um grande abraço!!

Adaptação: Gol Bolinha & CIA

FONTE: BIZARRICES AUTOMOTIVAS

Suspensa A Lei De Farol Baixo (Multas)


Justiça Federal suspende cobrança de multa por Lei do Farol Baixo
Juiz entendeu que condutores não podem ser penalizados pela falta de sinalização sobre rodovias, mas multas que já foram aplicadas ainda valem

A Justiça Federal no Distrito Federal decidiu nesta sexta-feira (2) suspender a Lei 13.290/2016, conhecida como Lei do Farol Baixo, que obrigava condutores a acender o farol do veículo durante o dia em rodovias. Na decisão, o juiz Renato Borelli, da 20ª Vara Federal em Brasília, entendeu que os motoristas não podem ser penalizados pela falta de sinalização sobre a localização exata das rodovias. As multas que já foram aplicadas, porém, continuam valendo.

O juiz atendeu pedido liminar da Associação Nacional de Proteção Mútua aos Proprietários de Veículos Automotores (ADPVA). A associação citou o caso específico de Brasília, onde existem várias rodovias dentro do perímetro urbano.

Segurança

“Em cidades como Brasília, exemplificativamente, as ruas, avenidas, vias, estradas e rodovias penetram o perímetro urbano e se entrelaçam. Absolutamente impossível, mesmo para os que bem conhecem a capital da República, identificar quando começa uma via e termina uma rodovia estadual, de modo a se ter certeza quando exigível o farol acesso e quando dispensável", isse a entidade.

A lei  foi sancionada pelo presidente interino Michel Temer no dia 24 de maio. A mudança teve origem em um projeto de lei apresentado pelo deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR) e foi aprovada pelo Senado em abril.  A multa para quem descumprisse a regra, considerada infração média,  era de R$ 85,13, com a perda de quatro pontos na carteira de habilitação.
O objetivo da medida foi aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o número de acidentes frontais. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estudos indicam que a presença de luzes acesas reduz entre 5% e 10% o número de colisões entre veículos durante o dia.
*Com informações da Agência Brasil

Kit Xenon Nos Faróis - Como Instalar?


Com a popularidade das lâmpadas xenon, temos no mercado uma imensa variedade de marcar para o consumidor escolher a qual melhor agrada. Existem kits para todos os modelos de veículos desde os populares ate os mais luxuosos (que normalmente já possuem o conjunto de fabrica)

Os produtos variam de acordo com o fabricante em ralação a volar e qualidade, por isso é bom estar atento ao comprar um kit desses, procure sempre lugares de procedência para adquirir seu produto, principalmente se você tem habito de comprar pela Internet. Assim você evitará dores de cabeça na hora da instalação.

A instalação de um kit xenon é mais simples do que parece. Depois da escolha do produto que mais agradou é hora de abrir a caixa, você se depara com alguns fios e peças e se pergunta: como fazer isso funcionar?

Como disse anteriormente, é mais fácil do que parece. No momento da aquisição do kit, você já deve ter escolhido o modelo adequado para o seu veiculo, certo? Caso sim, ai ficará mais fácil ainda a instalação, pois não haverá a necessidade de adaptações, pois os encaixes das lâmpadas originais serão os mesmos do kit xenon.
Modelo mais comum de kit xenon
Acima uma demostração de um kit xenon, todos são muitos semelhantes entre si. Kit composto por um par de lâmpadas com suas respectivas potencias e luminosidade (primeira foto do post) um par de reatores e parafusos para uma fixação.

Você comprou um kit e não se atentou ao modelo de encaixe da lâmpada do seu carro. perdeu o kit todo! Brincadeira. Será possível realizar a instalação assim mesmo, mas com uma leve adaptação

Vamos ao passo a passo:
Primeiro Passo

Você deve montar o kit, ainda fora do carro. Lembrando que é um par, certo? Não se preocupe em montar algo errado, pois estes kits vem com encaixes exclusivos no modelo e tamanho (Macho e Fêmea). Montou os cabos nos seu devidos lugares?

Segundo Passo

Retire a lâmpada original do seu veiculo, restará apenas o encaixe onde ela estava, é ali que você colocará o seu kit. (caso tenha comprado um com o mesmo modelo de encaixe da sua lâmpada original)

Terceiro Passo - para kits não compatíveis com o mesmo encaixe

Como citei acima, haverá a necessidade de uma pequena adaptação para que você possa usar o kit. Você vai ter que fazer um corte nos dois fios da lampada (+ e -) logo atrás do conector original, para poder ligar os dois outros fios do kit (os dois únicos que sobram logo após a montagem do kit feita no passo 1)

Dicas

Não corte o seu conector original fora, pois caso quira voltar o seu farol na configuração original é só retirar o xenon e recolocar as lâmpadas originais.

Para evitar adaptações e possíveis contra tempos, compre um kit correspondente ao mesmo modelo das lampadas originais do seu veiculo.

Para instalação nos milhas o procedimento é praticamente o mesmo, mas será assunto para um próximo post.

Sucesso!