-

Sensor Hall - Troca

Tudo começou com a tentativa de economizar, resolvi trocar eu mesmo as velas e cabos do bolinha, até ai tudo bem.

Uma das velas fica bem na direção do conector hall do distribuidor, tive que mover o sensor para facilitar o acesso ate a vela e foi ai que minha dor de cabeça começou, um dos fios se rompeu devido ao ressecamento e uma movimentação um pouco brusca da minha parte para tira-lo dali. (eu ainda não tinha percebido o fio quebrado). Continuei com o trabalho de troca dos cabos e velas normalmente. Ao finalizar o trabalho fui dar a partida no carro, e pra minha surpresa, o carro não pegava. E agora...?

Retirando a tampa do distribuidor, ai sim notamos que um dos fios estava rompido, e ele era muito curto pra poder fazer uma nova ponta e recoloca-lo no plug. Tivemos que remover o distribuidor todo, mas nessa hora mais um inconveniente ocorreu, um outro fio se rompeu também. Nossa!!! Já estava desanimando.

Entra em cena um vizinho amigo meu com toda a paciência do mundo, conseguiu refazer todos os conectores novamente. A essa altura da situação eu já tinha até ido ver os  preços de distribuidores, achando que não teria mais jeito. O trabalho de reparo durou em torno de umas duas horas (aja paciência). Montamos novamente o distribuidor e deu tudo certo, valeu o esforço. (só pra constar, o vizinho é um garoto de 16 anos).

Resolvi compartilhar o ocorrido com o pessoal do Gol Bola Club. Tive mais uma surpresa, eles me disseram que era só trocar o sensor HALL.

ENTÃO PRA EVITAR QUE VOCÊ TROQUE TODO O SEU DISTRIBUIDOR OU QUE FIQUE DUAS HORAS TENTANDO FAZER NOVAS CONEXÕES PARA O SENSOR, COMO FOI O MEU CASO, SAIBA QUE É POSSÍVEL TROCAR SOMENTE O BENDITO SENSOR HALL.

Fica a dica ai pra quem está passando por este problema ou que futuramente venha a passar.

Segue fotos do distribuidor e do sensor hall

Distribuidor sem avanço motor CHT Gol 92-99
Sensor Hall completo

Fique Mais Um Pouco E Confira Tambem:

  • Quando Trocar Os Amortecedores? O amortecedor é um dos componentes mais importantes da suspensão de um carro, é ele que assegura a estabilidade em freadas e curvas. Trabalha em conjunto com as molas controlando seus movimentos, para que a carroceria não… Continue Lendo...
  • Cuidados Com o Seu Carro Duvidas que surgem na hora de dar um trato no seu possante. Fique sabendo aqui através deste post. Como limpar o vidro de um carro com aquela película escurecedora? Sabão em pó pode ser usado para lavar o carro? Veja… Continue Lendo...
  • Buzinas - Defeitos Comuns Há ocasiões especiais para uma buzina parar de funcionar, assim, “do nada”, como ouvimos algumas vezes. Sempre que há uma comemoração popular acontecem os “buzinaços”que podem durar muitos dias. Além disso, nós, motorist… Continue Lendo...
  • Para-brisa Trincado, Troca Ou Recupera? O para-brisas do carro é sem dúvida uma das partes mais sensíveis e expostas a perigos durante qualquer trajeto. Nas estradas, em que a velocidade costuma ser maior, pequenas pedras arremessadas a partir do solo por outros… Continue Lendo...
  • Sensor Hall - Troca Tudo começou com a tentativa de economizar, resolvi trocar eu mesmo as velas e cabos do bolinha, até ai tudo bem. Uma das velas fica bem na direção do conector hall do distribuidor, tive que mover o sensor para facilitar… Continue Lendo...

4 comentários:

  1. Estou com o mesmo problema. Não consigo retirar a vela do terceiro cilindro porque o bendito do sensor hall fica bem na frente da vela impedindo o manejo da chave de vela. Por gentileza, poderia me informar como se retira esse sensor, se tem que tirar algum parafuso, etc. Já tentei, tentei e não consegui, tenho medo de quebrar. Ele é só encaichado ou algum jeito específico de retirar ? Fivo muitíssimo grato pela ajuda que puder me proporcionar, pois estou desempregado não posso pagar um mecâniico, no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sérgio Aguiar, me desculpe em demorar a responder, tive alguns contra tempos aqui. Não sei se ainda esta com as mesmas duvidas, mas neste caso pra poder retirar a vela, não teve outro jeito, tive que remover o distribuidor. Ele é preso somente por um parafuso no corpo do motor. caso você retire, não esqueça de marcar a posição, para que possa colar ele de volta no mesmo lugar. Abraço!!

      Excluir
  2. Colega te gradeço por vc postar esses comentários, ajuda muito quem tem o gol bola assim como eu que já sofre muito com ele morrendo no meio da rua por isso vou trocar logo o bendito do sensor hall do meu kkkkkk abraços e obrigado e fica com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada. Nós é que agradecemos por suas considerações. E use os conteúdos o quanto precisar. Abraço.

      Excluir