-

Pneus “Remold” – Vale a pena?

Muitos proprietários de veículos só lembram dos pneus quando estes já estão bem carecas ou surge uma dor de cabeça (ele fura, estoura, etc).

Assim, quando não há conserto, na maioria das vezes as pessoas costumam trocar dois ou os quatro pneus (depende da situação e do estado em que eles se encontram).
Quando isso acontece, algumas pessoas optam por adquirir um pneu remold (também chamado de remoldado ou remodelado) já que é bem mais acessível. Um pneu comum é caro e vai ficando mais caro ainda de acordo com as medidas.
Não confundam pneu remold com pneu recauchutado ou recapado, eles se diferenciam pelo método de recuperação utilizado. Enquanto o pneu recauchutado e recapado têm uma ou duas partes refeitas, o remold tem sua estrutura inteiramente refeita (lateral, ombro e banda de rodagem).

Como o remold recebe uma nova camada em toda a seu estrutura, isso impossibilita identificar as características do pneu original (marca, procedência, especificações e o estado).

De acordo com o Inmetro, os pneus utilizados para remold devem ter idade máxima de 7 anos. Mas, isso não funciona como garantia já que é impossível identificar a data de fabricação do pneu original.

Com a idade, o pneu vai perdendo suas qualidades. O interior pode apresentar boas condições mas, o exterior pode estar ressecado ou ralado. Com a remodelagem, o exterior seria coberto impossibilitando verificar o estado original.

Apesar de não transmitir toda a segurança e qualidade de um pneu novo, o remold possui um preço bem mais acessível (chega a ser até 50% mais barato que um novo). Por exemplo, um pneu novo 185/60 R14 sai em média por R$ 217 enquanto um remold custa entre R$ 95 e 120.

O mais recomendo é que o pneu remold seja usado somente para uso urbano e em baixas velocidades (até uns 90 km/h). Há diversas pessoas que adquiriram um pneu remold e não tiveram dor de cabeça enquanto outras tiveram.

Lembre-se também de que ele possui uma vida útil inferior ao pneu novo (cerca de 30% a menos). Outro detalhe é que os pneus remold também costumam dificultar o balanceamento das rodas. Então, caso tenha interesse em adquirir um pneu remold, verifique se a empresa é reconhecida e produz produtos de qualidade.

Confira abaixo o relato de um usuário de pneu remold.

Fique Mais Um Pouco E Confira Tambem:

  • Calibragens Dos Pneus Algo simples, mas que se não for levado a serio pode até causar acidentes graves.  Um outro fator importante pra darmos uma atenção a calibragem correta dos pneus é que isso pode mexer diretamente no nosso bolso, poi… Continue Lendo...
  • Carros Rebaixados: Dicas e Cuidados Foto - Colaboração Everton Cardoso O primeiro item que pode ser alterado em um carro na maioria dos casos que a pessoa pensa em tunar ou modificar o veículo é o rebaixamento. Carros rebaixados é um dos itens mais solic… Continue Lendo...
  • Economizando Combustível - Dicas Uteis Então estamos em crise? Sim, e com uma sensação “térmica” de ser uma grande crise. Nestes tempos passamos a ter sempre pensamentos de economia. Nosso banho demora menos, nossas roupas são lavadas uma vez por semana, costu… Continue Lendo...
  • Pneus Novos, Atrás Ou À Frente? Independentemente de que o seu carro seja de tração dianteira, traseira, ou 4x4, recomendamos montar os pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro, para que obtenha uma maior segurança em caso de situações imprevistas e … Continue Lendo...
  • Pneus Vencem? Desde 2009 segue por aí uma informação sobre pneus vencidos e defeituosos, na época não dei muita importância, pois ainda não tinha carro. Recentemente recebi essa mesma mensagem, e dessa vez me interessou, pois agora ja… Continue Lendo...

0 comentários:

Postar um comentário