1982 – A Volkswagen lança a primeira edição especial do Gol: O Gol Copa.
Gol Copa - 1982 |
1982 – A Volkswagen lança a primeira edição especial do Gol: O Gol Copa.
Neste ano surgiu a série especial chamada Gol Copa, ela vinha de fábrica com rodas de liga leve, para-choques na cor do veículo, forração especial no interior, faróis de neblina, entre outros acessórios em homenagem à Copa do Mundo de Futebol deste ano 1982.
1984 – Chega o Gol GT, a primeira versão esportiva
Gol GT - 1984 |
Em 1984 foi lançado o Gol GT, esta foi a primeira versão esportiva do hatch da Volkswagen, ela era equipada com motor 1.8 vindo do Santana, chamado AP-1800 (Alta Performance), refrigerado a água, este motor desenvolvia na época bons 99 cv de potência. O Gol GT trazia além do motor mais forte, alguns acessórios exclusivos como faróis de neblina e de milha, rodas de alumínio, interior mais caprichado com revestimentos de melhor qualidade.
1989 – O Gol GTi foi o primeiro carro brasileiro a receber motor com injeção eletrônica.
Gol GTi - 1989 |
O Gol inaugurou a era da injeção eletrônica no Brasil, com o Gol GTi em 1989. Esta versão também era muito bem equipada e trazia novidades como freios a disco, rodas de liga-leve e aerofólio traseiro. O motor 2.0 (AP-2000), somente a gasolina, tinha 120 cv e 18.35 kgfm de torque máximo. Neste ano o Gol perdeu o motor AP-1600, para usar um outro, o 1.6 CHT da Ford — que passou a ser chamado de AE-1600 (Alta Economia)— por causa da união com este fabricante, união denominada Autolatina. Apesar de não ter diminuído muito o consumo, sobretudo na versão a álcool, o Gol ficou um pouco menos potente.
Em 1989 o modelo da Volks passou a ter um novo conjunto frontal com nova grade e faróis com linhas um pouco mais modernas.
O Gol GTi de 1989 tinha um ótimo desempenho, 0 a 100km/h em 10.3 segundos e velocidade máxima de 175km/h.
2001 – O VW Gol ganha a versão com motor 1.0 turbo que levava o carro de 0 a 100km/h em 9.5s.
Gol Turbo - 2001 |
Foi lançada no ano de 2001, a inusitada versão 1.0 Turbo, que fazia o Gol ir de 0 a 100 Km/h em apenas 9,5 segundos. Este motor bastante moderno gera 112 cv de força, e leva o carro até os 195 Km/h de velocidade máxima. A Força do turbo se faz presente a partir das 1.500 RPM e com um torque de 15,8kgm. Foi uma ótima solução para os carros 1.0, que neste caso passou a deixar para trás muitos motores 1.8 e 2.0. Porém assim como o bloco 1.0 16v, o Gol 1.0 Turbo acabou não vingando, entre as razões era o preço elevado para um carro 1.0, o consumo e mais tarde o custo de manutenção.
2002 - Gol Sport - Idêntico ao Turbo (foto acima)
Apesar do nome e de possuir a motorização 1.0 de 16 válvulas, foi lançado em alusão à Copa do Mundo de 2002. Entre os itens de série estão o CD Player, antena no teto, banco do motorista com regulagem de altura, aerofólio na cor do veículo com brake-light, vidros escurecidos, faróis com duplo defletor e máscara negra, faróis e lanternas de neblina, lanterna traseira fumê e grade dianteira na cor do carro, acelerador eletrônico E-Gas.
Gol Fun
Gol Fun |
Série tendo como diferencial, pequenos detalhes como máscara do farol pintada na cor do veículo, rodas aro 14, faróis de neblina, além de opções inéditas de cores para a carroceira.
2007 - Gol Rallye
Gol Rallye - 2007 |
No ano de 2007 foi a vez do Gol Rallye, uma versão mais aventureira do Gol, dotada de para-choques novos na cor cinza com fárois integrados e com máscara negra, molduras nas caixas de rodas em plástico sem pintura, bancos e volante diferenciados. O motor 1.6l Totalflex atinge até 99 cv.
0 comentários:
Postar um comentário